Sugestões de Trabalho de Investigação


Comparações de obras analisadas durante as aulas que podem enriquecer um trabalho de investigação.

Ter em ATENÇÃO se a data da obra principal escolhida pertence ao intervalo de épocas culturais requisitado pelo professor no ano letivo atual. Já a obra de comparação escolhida pode pertencer a qualquer movimento ou nacionalidade.
Clarifica-se que não é obrigatório ter uma obra de comparação no trabalho, e quem opta pela avaliação de um trabalho não pode fazer teste e vice-versa. (programa)





Turner, Começando cor, 1819 vs Rothko.





Friedrich, Monge à Beira-Mar, 1810 vs Rothko.






Friedrich, Mar de gelo, 1824 vs Turner, O Negreiro, 1828.
(tipos de sublime; tipos de tragédia; tipos de natureza; tipos de jogos de reflexos luminosos)





Turner, Incêndio do Parlamento, 1835 vs Monet, Parlamento, pôr do sol, 1904.
(tipo de natureza; tipo jogos de reflexos luminosos; tipo de interesses na pintura; tipo de dissolução;)





Géricault, Jangada do Medusa, 1819    vs   Turner, O Naufrágio, 1835.
(tipos de presença da natureza; tipos de sobrevivência; tipos de questões focalizadas; tipo de composição; tipos de luz;)






Manet, Olympia, 1863 vs Ticiano, Vênus de Urbino, 1538
(= tipo de olhar da figura; ≠ tipos de espaços de exposição da obra; ≠ justificação moral mitológico-histórico da nudez; )




Monet, Cais do Louvre, 1867  vs Boudin, Cena de Praia em Trouville, 1863
(= ideal de ar-livrismo; ≠ graus da prática do ar-livrismo; ≠ motivações para a prática do ar-livrismo; = afastamento das figuras humanas; = foco na paisagem;  importâncias na pintura; ≠ situações polito-sociais de Paris;)




Mais 7 comparações:




Picasso, Menina com Bandolim, 1910 vs Severini, Dinamismo de uma dançarina, 1912.
(tipo de tempo, tipo de interesses) ver slides Futurismo do professor








Complementos:

Slides das aulas